GaleraTeen - O Seu Portal Jovem! - Anicuns/Goiás e Região
GaleraTeen - O Seu Portal Jovem! - Anicuns/Goiás e Região
Página Inicial   |    Anicuns, Quinta-feira, 17 de Abril de 2014 | h
Anicuns
Anicuns

Histórico


Anicuns teve origem na exploração de ouro em meados do século XVIII, era passagem de tropas para a Cidade de Goiás, antiga capital do estado. Seu nome originou-se da tribo indígena GUANICUNS, que abatiam o pássaro com o mesmo nome, de rica plumagem e belíssimo canto.

Posteriormente à época da mineração, dada a fertilidade do solo, e a excelência do clima, foram reduzidos os aventureiros, que regressaram. Trocaram a ambição do ouro pelo cultivo da terra e pela pecuária, fixando residência na localidade. A escolha de Anicuns como pousada de tropeiros, de certa forma, contribuiu para o seu conhecimento em outras paragens do Pais.

A Cidade

A cidade de Anicuns fica a 74 km de Goiânia e 282 km de Brasília, possui 20.272 habitantes (IBGE-2010) e uma população flutante com cerca de 3 mil habitantes, no período de março a dezembro, devido a grande contratação de funcionários pela Anicuns S/A, fazendo com que esse numero ultrapasse os 23.500 habitantes habitantes. Possui um boa estrutura hoteleira, restaurantes, pizzarias e bares. Conta ainda com a Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns, a primeira Faculdade instalada na região, que possui 8 cursos de graduação, cerca de 1500 alunos de 44 municípios da região.

Tem instalada no seu município a Usina de Álcool Anicuns S/A e Açúcar Ecoçúcar que empregam cerca de 3.500 pessoas, várias Indústrias de Calçados que produzem mais de 3 mil pares/dia, a Couronaza (capacidade para 600 m de couro/dia), o Sabão Geo que é conhecido em todo território nacional, a West Side que produz artigos para PetShop com exportação em diversas partes do mundo, a Cachaça Atitude exportada para europa.

O Município tem arrecadação anual de aproximadamente 20 milhões de reais, a maior arrecadação per/capita da micro-região (Contas Públicas - IBGE - 2006).

Geografia
Sua população estimada em 2008 era de 20.272 habitantes (IBGE-2010)

Turismo
Lago Municipal de Anicuns (Lago do Sol)

O Lago do Sol é considerado o principal ponto turístico da cidade de Anicuns, pois há 4 anos o local é sede do Carnaval de Anicuns, que chegou a receber 70 mil foliões nas cinco noites de evento em 2010. É o carnaval mais visitado por turistas em toda a região e se destaca como um dos melhores do estado de Goiás.

Evolução do Carnaval de Anicuns (Público das 5 noites)
2006 - 12.000 foliões (Ary Filho) - Carnaval com Bandas
2007 - 28.000 foliões (Praça da Faculdade e Lago do Sol) - Carnaval AbelVolks
2008 - 50.000 foliões (Lago do Sol) - Carnaval Abelvolks + Bandas
2009 - 60.000 foliões (Lago do Sol) - Carnaval Explod + Trio + Bandas
2010 - 70.000 foliões (Lago do Sol) - Carnaval Thevoluttion + Bandas*

* Público recorde no Show de João Neto e Frederico em 2010 - 28.000 foliões

Pontos Turísticos
Além do Lago Municipal quem visita Anicuns, encontra várias opções de lazer, como Bosque Municipal, Praça do Terminal Rodoviário. Balneários naturais como o Tombador, a Cachoeirinha de São José e Cachoeira do Rio dos Bois, Balnéario/Camping 2 Monjolos, Pesque Pague do Lira e Clube de Pesca Primavera. Além de optar por um passeio na área do Poço do Boi de Ouro, Pedra de Dólmen, existe a gruta do Jenipapo (10 km) ao norte da cidade, com riquíssimas formações espeleológicas.

A Cachoeirinha de São José, Rio dos Bois, a 2 km da cidade de Anicuns e 500m do Lago Municipal, é um local aprazível e de grande beleza, as corredeiras formam um balneário natural, uma pista apropriada para prática de canoagem ou descida de botes. No mês de junho são realizadas competições de canoagem de nível nacional.

Divulgue seu Evento!
Publicidade
Publicidade
GaleraTeen no Orkut GaleraTeen no Twitter © GaleraTeen.com 2010-2014 Todos os direitos reservados
Agência Café com Ideias :: contato@cafecomideias.com.br :: (64) 3682-1208